top of page

Vinho um dos principais alimentos do Inverno

  • Foto do escritor: Claudemir Santos
    Claudemir Santos
  • 22 de jun. de 2016
  • 2 min de leitura


No inverno o ideal é consumir vinhos tintos encorpados. São vinhos densos, viscosos e concentrados.

Com a chegada do inverno, o vinho se torna uma boa opção para aquecer esses dias gelados, sendo mais rigoroso nos estados das Regiões Sul e Sudeste. Nessas regiões podem registrar temperaturas negativas, além da ocorrência de neve em determinados pontos nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Com temperaturas muito baixas alimentos como sopas, chás, fondue, queijos amarelos, chocolates quentes e vinhos ajudam a suportar melhor os dias frios do inverno. Destaco em especial o vinho como alimento, que consumido moderadamente, traz diversos benefícios para a saúde. A quantidade recomendada é de uma taça de vinho para mulheres e até duas para homens por dia.

No inverno o ideal é consumir vinhos tintos encorpados. São vinhos densos, viscosos e concentrados. Os tintos encorpados são os os mais indicados pois combinam com alguns dos pratos mais consumidos na estação.

Segue algumas dicas dos principais tipos de vinhos para esta estação do ano:

Malbec Argentino

Os vinhos elaborados de uva Malbec são e extremamente encorpado. A coloração é intensa de cor escura, puxando para o vermelho escuro, para o violeta escuro.

Vinho do Porto

O vinho do porto destaca-se dos demais pelas suas características únicas, como por exemplo o elevado teor alcoólico (até 22%), cor, doçura e aroma que variam de acordo com os diferentes tipos existentes. Preferencialmente escolha os Ruby ou Tawny, que são o nome específico do tipo do vinho do porto.

Vinho Madeira

O vinho Madeira, é um vinho fortificado, com elevado teor alcoólico, produzido na Região Demarcada da Ilha da Madeira em Portugal. Esse tipo de vinho possui uma graduação alcoólica que varia de 17 a 22 % em volume.

Vinhos tintos Portugueses

Prefira os vinhos tintos das regiões Dão e Alentejo. Essas regiões demarcadas de Portugal produzem vinhos encorpados ideal para consumo em dias com temperaturas mais baixas.

Salvar

Salvar

 
 
 

Comments


© 2014 - 2018 Degustar & Entender por Claudemir Santos. Todos os direitos reservados. Lembre-se, se beber não dirija.

bottom of page